EIXOS TEMÁTICOS

O colóquio internacional a ser realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2022, assinalando o centenário de José Saramago, terá como tema “José Saramago: palavra, pensamento, ação”.

A escolha do tema encerra um propósito: estimular a reflexão em torno de Saramago, sublinhando no seu legado componentes que, partindo das obras literárias, vão além delas. Nas suas obras e como é sabido, o expoente romancista português abordou temas de grande relevo cultural, social, ideológico e ético, conforme está patente em romances como Levantado do Chão e Memorial do Convento, O Ano da morte de Ricardo Reis e O Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira ou Todos os nomes. Para além do que pode ler-se nestes e noutros títulos (bem como no teatro, nos contos, na poesia e nas crônicas), Saramago distinguiu-se também no plano da intervenção e da doutrina social, bem como na participação em eventos com grande significado cívico e político. Temas como a relação dos homens com Deus, a revisão da História “oficial”, a crise das democracias, a persistência de situações de opressão, o desrespeito pelas minorias, o desconhecimento do outro e dos seus direitos, os desequilíbrios na relação norte-sul, as ameaças contra o clima ou a subalternização dos deveres da cidadania atravessam muitos textos de Saramago, em diferentes momentos e circunstâncias.

Torna-se necessário, então, estender a leitura da produção literária saramaguiana a questões como as enunciadas e a outras ainda, em regime interdisciplinar. Os estudos sociais, os estudos artísticos ou a ciência política são, entre outros, campos de análise e de investigação que encontram na obra e no pensamento de José Saramago estímulo para renovadas e diversificadas abordagens do autor de Ensaio sobre a Lucidez.

Em função das linhas de força acima enunciadas, dar-se-á plena efetividade à tríade palavra-pensamento-ação que orienta tematicamente o colóquio.


Prof. Dr. Carlos Reis
Curador

Curadores

CARLOS REIS - Curador

Licenciado em Filologia Românica e Doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra, é Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi diretor da Biblioteca Nacional e reitor da Universidade Aberta. É autor de diversos livros e artigos sobre Eça de Queirós e a sua obra. Foi professor visitante em universidades brasileiras, norte-americanas e espanholas. É coordenador da Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós (Imprensa Nacional-Casa da Moeda) e da História Crítica da Literatura Portuguesa. Em 2018, publicou, pela ed.ufpa, Diálogos com José Saramago. Em nova colaboração com esta Universidade, organizou a coletânea Literatura e Compromisso. Textos de doutrina literária e de intervenção social (Fundação José Saramago e ed.ufpa, 2022), que reúne escritos de Saramago. É o Comissário para o centenário de José Saramago.

GERMANA SALES - Curadora

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1989), mestrado em Letras: Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1997) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2003). É professora Titular da Faculdade de Letras do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC, gestão 2014-2015) e da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP, gestão 2018-2019). Atualmente é Diretora de Pesquisa, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA e é Coordenadora da Área de Linguística e Literatura da CAPES.

SIMONE NENO - Curadora

Possui graduação em Psicologia, Especialização em Psicologia Social, Mestrado e Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará. Participa do Grupo de Pesquisa Análise do Comportamento: História, Conceitos e Aplicações. Foi membro da Faculdade de Psicologia da UFPA, com atuação na Clínica de Psicologia. Exerceu a função de Coordenadora do Serviço de Psicologia e de Diretora Acadêmica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. Foi Diretora da Editora da UFPA (2009-2016). Atualmente, exerce a função de Coordenadora Editorial da Editora da UFPA.